-
Arquitetos: atelier Rua
- Área: 6950 m²
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG, Miguel Manso
Descrição enviada pela equipe de projeto. Junto ao rio Tejo e diante da cidade de Abrantes, o lote estabelece de forma natural uma fronteira entre o casario intrincado e o rio.
A proposta apresenta uma implantação que pretende tirar partido da morfologia dessa fronteira e adaptar uma estrutura uniformizadora, contínua e capaz de agregar todo o programa funcional à zona limítrofe, por forma a envolver todas as implantações pré-existentes no lado norte do lote e criar uma frente contínua, orgânica e suave. A estrutura aberta e de carácter permeável, visa proporcionar uma relação direta e constante com as zonas verdes em todas as áreas do programa (circulações, instalações sanitárias, zonas de lavagem), à excepção de duas áreas edificadas (recepção/sala de convívio e cafetaria).
Toda a estrutura é percorrível em contínuo ao longo de uma galeria comunicante com o exterior que permite o acesso a todos os elementos do programa. Esta galeria é assinalada através de um alçado composto por um elemento ripado, criador de uma barreira física que é interrompida por vãos pontuais de acesso à zona de acampamento.